
O Instagram é uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas da empresa, mas a real é que nem todo mundo usa da forma certa.
A plataforma chegou no Brasil em 2010 e só em 2015 ganhou popularidade, as pessoas gostaram desse lance de postar fotos e falar delas mesmas, e isso fez com que aumentasse ainda mais sua popularidade. Ao longo do tempo, ele foi se atualizando e não foi à toa, o motivo de tanta atualização se dá pela mudança de comportamento que o ser humano tem o tempo todo.
Com tamanho crescimento foi impossível as marcas não aproveitarem a oportunidade de se divulgarem e venderem ainda mais.
O grande problema disso é que muitas empresas usam estratégias para aumentar a quantidade de curtidas, seguidores, visualizações e comentários… mas aí te pergunto: essas pessoas que estão engajando, estão comprando dessas empresas? Se você tem esse objetivo e respondeu ‘’não’’, tem algo muito errado na sua estratégia também.
Vou te contar um pouquinho de como eu entendi isso na prática…
Há nove anos atrás eu criei um site de sex shop e usava apenas o Facebook para divulgar os produtos, eu sabia da existência do Instagram, mas não usava, como eu vendia super bem pelo Face, achei que estava tudo certo.
Até que entrei para a faculdade de marketing em 2017 e todo mundo só falava no Instagram e na oportunidade de vender mais através dele, achei que não custaria nada tentar, e então comecei a postar, pensei que não ia dar em nada e de fato não deu haha! Por que eu só postava a foto do produto e a descrição dele.
Com o tempo, a plataforma foi se atualizando e aos poucos comecei a mudar a estratégia: criei uma persona e escolhi um nicho. O foco não era mais o produto e sim os benefícios que ele traria para o casal, comecei a fazer eventos para mulheres e postar toda rotina. BINGO!! Deu muito certo! Porque eu alinhei a dor do meu cliente potencial com o benefício que o meu produto resolvia pra ele. Foi um sucesso!
Moral da história: Quando você entende quem é o sua persona, qual a dor que ele tem e como o produto ou serviço resolve o problema dele (sem ter que descer goela abaixo) ele compra.
Vou te mostrar dicas que vão fazer você vender mais pelo Instagram, vem comigo!
Crie uma persona
Parece clichê, mas não é! É preciso saber quem você quer atingir. A persona é a descrição de um personagem que representa o seu cliente ideal. Pegue um papel e uma caneta e imagina como ele é: sexo, características físicas, idade, família, trabalho, onde mora, o que gosta de fazer em seu tempo livre, o que não gosta… Personagem criado, é hora de você partir para o próximo passo.
Crie conteúdos que resolva a dor da sua persona
Aqui na Farmer, uma das maiores dores de clientes que atendo é não ter um planejamento de marketing digital estruturado e, principalmente, conseguir fazê-lo sem estresse. Nosso maior desafio não é apenas vender o serviço, mas mostrar como um bom planejamento pode transformar os resultados do negócio e aumentar o faturamento.
Ao compartilhar isso nas redes sociais, o cliente percebe que precisa de ajuda e nos procura.
Então, quando for criar conteúdo para o Instagram, não foque só em vender , foque em resolver o problema da sua persona. A venda acontecerá naturalmente.
Use a Inteligência Artificial a seu favor
Fazer vídeos é um desafio para muita gente, mas quando o objetivo é vender mais no Instagram, a vergonha e a insegurança precisam ficar de lado, o importante é começar! Os primeiros vídeos talvez não sejam excelentes, mas com o tempo você vai se aperfeiçoando até que, quando perceber, já estará mandando muito bem. O mesmo vale para legendas e imagens.
Para te ajudar, use inteligência artificial para dar um empurrãozinho na criatividade. Essas são as que mais usamos por aqui:
Pink Fire:
Ideias infinitas de conteúdos com headlines de impacto, você adiciona uma palavra chave e ela te dá uma infinidade de títulos para gerar maior engajamento e atenção do público no Instagram.
ChatGPT:
Para criar seus roteiros de vídeos: descreva seu negócio, produto, nicho e persona e peça para ele gerar roteiros de vídeos que resolvem a dor do seu cliente. Leia, treine, repita quantas vezes for possível e… 1, 2, 3…gravando!
Além disso, você pode estruturar legendas, pedir revisão de textos e muito mais. Só não esqueça que a IA nunca vai te substituir, ela só te dá uma direção, a autenticidade tem que ser toda sua.
Esteja sempre atento às atualizações (que acontecem muitas vezes inclusive)
Sempre que o Instagram faz alguma atualização seja um dos primeiros a colocar em prática, pois quem faz o dever de casa certinho o ele aumenta o alcance e isso te abre mais oportunidades de vendas.
Agora em 2025 o Instagram fez diversas atualizações no tamanho dos posts, alteração dos destaques, aumento de tempo de reels.. se você ainda não se atualizou, corre que ainda dá tempo.
Invista em micro influenciadores para vender mais no Instagram
A Era dos grandes influenciadores digitais pode ter chegado a um limite. As marcas investem em influencers com milhões de seguidores, mas elas então entenderam que quanto maior o número de seguidores, menor o engajamento, pois esses influencers não têm conexão com o público o suficiente para gerar um aumento de faturamento nas divulgações.
A estratégia agora é: contratar micro influenciadores, ou seja, pessoas que se conectam com seu público por terem uma linguagem real, mostrando além do estilo de vida, elas dão opiniões sinceras e mostram serem ‘’ gente como a gente’’, isso tem chamado atenção do público e com isso, as marcas perceberam um aumento significativo no ROI ( Retorno Sobre o Investimento)
Então agora você já sabe: invista em influencers menores com maior engajamento, o investimento é menor e o retorno maior.
Otimize o SEO do seu perfil do Instagram
O Google agora recomenda perfis do Instagram em suas buscas, aumentando as chances do seu perfil ser encontrado por quem procura seu produto ou serviço e a própria plataforma tem usado o recurso de otimização para melhorar a experiência do usuário. Separei algumas dicas para te ajudar:
– Use palavras-chave estratégicas na bio que representem seu nicho.
– Inclua essas palavras também nas legendas dos posts.
– Adicione hashtags relevantes que descrevem seu conteúdo.
-Pense como seu cliente: quais termos ele pesquisaria? Use-os como hashtags!
Invista em Tráfego Pago para vender mais no Instagram
O tráfego pago é uma excelente escolha quando o assunto é atingir o objetivo mais rápido, seja para vender mais, ter mais engajamento ou mais leads.
Existem três tipos de campanhas: Reconhecimento, engajamento e conversão.
Reconhecimento:
Ajuda a mostrar sua empresa para um maior número de pessoas. Ela é usada quando o foco é atrair visitantes para o site, WhatsApp ou perfil do Instagram, campanhas de tráfego é o ideal nesse caso.
Engajamento:
Faz com que mais pessoas interajam com seu conteúdo, curtindo, comentando e compartilhando. Se quiser que mais pessoas assistam seus vídeos, pode usar a campanha de visualizações de vídeo. Para capturar contatos, como e-mails ou números de telefone, a campanha de geração de cadastros é a melhor opção. Se deseja incentivar conversas diretas com clientes no Direct ou WhatsApp, pode usar a campanha de mensagens.
Conversões:
Quando o foco é vender mais no Instagram, ela incentiva ações como compras ou cadastros. Se tem um e-commerce, pode usar a campanha de vendas do catálogo, que exibe seus produtos diretamente para clientes em potencial. Por fim, se tem uma loja física e quer atrair clientes para visitá-la, pode criar uma campanha de tráfego para loja física, que mostra seus anúncios para pessoas próximas.
Muitos clientes ficam receosos quando falamos sobre anúncios nas redes sociais, porque já tentaram antes e não tiveram retorno. E a verdade é: sem uma estratégia bem definida, o resultado realmente não acontece. Antes de investir, é preciso planejar cada ação.
Além disso, nem todo público está ativo no Instagram. Em alguns nichos, o Google Ads pode ser uma alternativa mais eficaz. Mas para a maioria das empresas, o tráfego pago no Instagram pode trazer ótimos resultados, desde que seja bem estruturado.
Conclusão
Para vender mais no Instagram é preciso ter um bom planejamento de marketing digital e usar as estratégias. E nada de sair postando sem entender o seu público alvo. É preciso estudar, colocar em prática, tentar quantas vezes necessário. A constância fará toda diferença! Sem planejamento e acompanhamento dos resultados o caminho é muito mais desafiador e as chances de fracasso são maiores ainda.
Aqui na Farmer, somos especialistas em tráfego pago e planejamento de marketing digital, estudamos o seu negócio para identificar qual a melhor tomada de decisão. Andamos lado a lado com o seu negócio, pois sabemos da importância do seu crescimento. A gente te ajuda a vender mais no Instagram de verdade, seja com gerenciamento estratégico ou anúncio, o nosso foco é entregar resultado em vendas!
Clique aqui e agende uma reunião agora mesmo. Vamos juntos fazer seu negócio decolar! Será um prazer te atender!